01 maio 2007

Mamão para os seios


É isso mesmo! Mamão!

Uma das maiores aflições das mamães, principalmente no começo da amamentação, são as rachaduras nos bicos dos seios, que doem horrores, às vezes sangram e, nos piores casos, podem até infeccionar, prejudicando tanto o bebê quanto a mamãe.

Graças ao meu obstetra - Dr. Olyntho Resende - médico, amigo, conselheiro e anjo da guarda de todas as mamães que atende, quase não sofri deste mal - só um pouquinho.

Ele me aconselhou a usar a casca de mamão direto no seio pra aliviar e prevenir as rachaduras. Eu desenvolvi um método assim:

· Cortava uma fatia de mamão papaia e separava a casca, deixando um pouco de polpa. Mais ou menos meio centímetro já serve, não precisa ser muito grosso. O mamão tem que estar mais pra verdinho, não pode estar maduro, senão desmancha todo...

· Então cortava um pedaço mais ou menos redondo, o suficiente pra cobrir o mamilo e sobrar um pouco, e fazia um pequeno rebaixo com a faca bem no centro da parte interna, pra encaixar no bico do seio e não escorregar pros lados.

· Enquanto usava um par, deixava outro cortado na geladeira. Assim, quando um estivesse quente, eu trocava por outro geladinho, o que dá um alívio extra...

· Além do mamão, eu colocava por baixo do sutiã um desses protetores de seio absorventes, porque como o mamão gelado sua, isso evita ficar com o sutiã molhado à toa.

Se você está achando isso tudo meio asqueroso, é porque nunca teve fissuras de amamentação nos seios. Portanto, essa dica é pras mamães que já estão passando por esse suplício, ou que não querem nem correr o risco.

Só pra descontrair: se você odeia mamão, tem a minha solidariedade. Eu odeio mamão! Aliás, tenho nojo de mamão! Sempre achei uma fruta fedorenta, mole, e passava longe até de vitaminas de frutas que levassem mamão. Essa é a primeira prova da abnegação materna e de como tudo muda quando chegam os filhos...

Ah, ainda tentei fazer a mesma coisa com casca de banana, que me disseram funcionar também. Mas a casca oxidou, amoleceu, desmanchou toda, ficou mais nojenta que mamão.

Também tentei esses cremes industrializados, e até um de calêndula, de farmácia de manipulação, mas dava muito trabalho ter que lavar bem o seio antes de cada mamada, e passar o creme de novo depois que acabava. Com o mamão, é só tirar e servir ;)

Beijos!!! E boa sorte!

Postar um comentário