01 maio 2007

Mamão para os seios


É isso mesmo! Mamão!

Uma das maiores aflições das mamães, principalmente no começo da amamentação, são as rachaduras nos bicos dos seios, que doem horrores, às vezes sangram e, nos piores casos, podem até infeccionar, prejudicando tanto o bebê quanto a mamãe.

Graças ao meu obstetra - Dr. Olyntho Resende - médico, amigo, conselheiro e anjo da guarda de todas as mamães que atende, quase não sofri deste mal - só um pouquinho.

Ele me aconselhou a usar a casca de mamão direto no seio pra aliviar e prevenir as rachaduras. Eu desenvolvi um método assim:

· Cortava uma fatia de mamão papaia e separava a casca, deixando um pouco de polpa. Mais ou menos meio centímetro já serve, não precisa ser muito grosso. O mamão tem que estar mais pra verdinho, não pode estar maduro, senão desmancha todo...

· Então cortava um pedaço mais ou menos redondo, o suficiente pra cobrir o mamilo e sobrar um pouco, e fazia um pequeno rebaixo com a faca bem no centro da parte interna, pra encaixar no bico do seio e não escorregar pros lados.

· Enquanto usava um par, deixava outro cortado na geladeira. Assim, quando um estivesse quente, eu trocava por outro geladinho, o que dá um alívio extra...

· Além do mamão, eu colocava por baixo do sutiã um desses protetores de seio absorventes, porque como o mamão gelado sua, isso evita ficar com o sutiã molhado à toa.

Se você está achando isso tudo meio asqueroso, é porque nunca teve fissuras de amamentação nos seios. Portanto, essa dica é pras mamães que já estão passando por esse suplício, ou que não querem nem correr o risco.

Só pra descontrair: se você odeia mamão, tem a minha solidariedade. Eu odeio mamão! Aliás, tenho nojo de mamão! Sempre achei uma fruta fedorenta, mole, e passava longe até de vitaminas de frutas que levassem mamão. Essa é a primeira prova da abnegação materna e de como tudo muda quando chegam os filhos...

Ah, ainda tentei fazer a mesma coisa com casca de banana, que me disseram funcionar também. Mas a casca oxidou, amoleceu, desmanchou toda, ficou mais nojenta que mamão.

Também tentei esses cremes industrializados, e até um de calêndula, de farmácia de manipulação, mas dava muito trabalho ter que lavar bem o seio antes de cada mamada, e passar o creme de novo depois que acabava. Com o mamão, é só tirar e servir ;)

Beijos!!! E boa sorte!

12 comentários:

Anônimo disse...

Oi Aline,

Muito legal o seu blog. Como mae de primeira viagem todas as dicas sao mais do que bem vindas!
Essa do mamao eu nao sabia... Interessante. Uma coisa que eu usei foi um gel cicatrizante chamado Lansinoh, eh importado e o resultado foi muito bom ! Ele eh a base de lanolina,entao nao tem problema ficar no peito na hora da amamentacao.
Vou virar frequentadora do blog.
Um beijo,
Miriam (SJ)

Aline Mendes disse...

Oi Miriam,

Obrigada pela visita, pelos comentários e pela dica! Agora as mamães tem mais uma boa opção.

Volte sempre!

Um beijão,
Aline

Unknown disse...

Oi Aline, Parabéns por essa iniciativa!! Ser mãe é algo maravilhoso e os momentos e etapas vividos são “únicos”, por isso cada fase deve ser curtida ao máximo porque passa tão depressa!... Falo isso porque sou mãe de dois e já vivencio com eles a fase da adolescência, e sei que cada fase requer uma atenção em especial, mas muita curtição e alegria também.

A amamentação é um momento muito importante tanto pra mãe quanto pro bebê, pois reforça a ligação entre eles, daí a importância da troca de olhares e carinhos nesse momento.
Nunca tive problemas com amamentação, mas vou passar algo simples e de ótimos resultados que aprendi ao ser Líder da Pastoral da Criança e acompanhar gestantes e recém-nascidos por alguns anos.

- antes de dar o peito, é preciso que a mãe lave bem as mãs, retire um pouquinho do leite e passe no mamilo e na aréola. Assim o mamilo fica limpo, bem lubrificado e não racha.

Se a mãe já está com rachadura nos mamilos:
-verificar se o bebê está abocanhando bem o peito;
-colocar o bebê para mamar primeiro no seio que está menos doído;
-dar mais vezes o peito em mamadas mais curtas;
-fazer massagem e esvaziar os seios com as mãos;
-passar, depois de cada mamada, um pouco de leite no mamilo e na aréola, deixando secar bem antes de vestir.

Para cicatrizar as rachaduras, a mulher deve tomar sol com os seios descobertos ou fazer banho de luz várias vezes ao dia. O banho de luz é feito com uma lâmpada de 40watts, a um palmo de distância do seio, por 5 a 10 minutos. Enquanto faz o banho de luz a mulher vai passando no mamilo e na aréola um pouco de leite pra não ressecar a pele.

Bom, foi um comentário extenso, mas espero que ele possa também contribuir para que as mamães aproveitem e curtam bem esse momento.

Mais uma vez parabéns, e muita luz e alegria também por aqui.

Mirian (MG)

Denise disse...

Oi Aline! Que bela iniciativa...só poderia vir de você! Também sou mãe de 3 (25,23 e um temporão de 11 anos).
Esse lance do mamão, eu assino embaixo. Meu primogênito nasceu com dois dentinhos ( coisa comum na minha família) e eu sofri horrores para amamentá-lo. Ele era voraz e quase rancou meus mamilos (rssss). Quando ele acabava de mamar, parecia um vampirinho, com a boca toda suja de sangue. Por caua das mamadas frequentes e da pomada Trofodermim, meus seios ficavam úmidos e cada vez mais frágeis... foi quando alguém me ensinou a partir um mamão papaia pequeno ao meio, comê-lo ( o que eu fazia com todo o prazer!) e secando um pouco o interior da casca,colocá-lo como bojo no seio, dentro do sutiã.
Nossa! Que alívio...e a cicatrização foi rápida, fazendo com que eu sentisse menos dor e pudesse amamentar com prazer. Tudo de bom!Adorei seu blog!
Beijinhos nos pimpolhos e um beijão para você.Continue essa pessoa especial que vc é.
Denise
Denise

Aline Mendes disse...

Obrigada Mirian!
Obrigada Denise!

Fico muito contente com o testemunho de vocês. Vejo que está se concretizando o meu objetivo com este blog: compartilhar experiências e ajudar quem ainda não tem.

Voltem sempre, e se cadastrem para recebimento das atualizações por e-mail, para que possam continuar me ajudando nesta bela tarefa! (O link para cadastramento está no menu à direita do blog, é o tijolinho laranja.)

Grande beijo,
Aline

Anônimo disse...

NOSSA!! MEU PEITO TBM MACHUCOU DEMAAIS... ATÉ CHORAVA PRA AMAMENTAR, MAS CONSEGUI. LIGUEI PARA MINHA MÉDICA Q INDICOU O BANCO DE LEITE. LÁ FIZERAM UMA ORDENHA E ME ENSINARAM A FAZER O BANHO DE LUZ. USAVA O ABAJUR VÁRIAS VEZES AO DIA RSRS.. MAS FOI ÓTIMO. AH! PASSAVA TBEM BEPANTOL (POMADA DE ASSADURA) GRAÇAS A DEUS FUNCIONOU MUITO BEM.

Anônimo disse...

meu filho está com 11 meses e ainda estou amamentando, entretanto por causa dos dentinhos, estou quase morrendo com os machucados no peito. Não sei o que fazer, sei somente que não quero parar de amamentar, se possível, quero ir até os 2 anos. Mas doem demais, quase morro. Me aconselhem algo. Será que para machucados mesmo e não rachaduras, o mamão funciona????

crrys_lan disse...

vou tentar essa do mamão tenho minha filhinha de dois meses e a dois meses sofro com isso teve umas vezes que ela mamava com sangue doi muito na hora não quero ninguem perto é muita dor ja fiz de tudo aliviava depois voltava vou tentar o mamão com a minha filha de sete anos foi igua mais não parei de amamaentar eu sofri mais valeu a pena é um contato incrivel

Anônimo disse...

Minha bebe tem 1 mês e o meu peito no inicio deu uma rachada, mas agora ele esta assado, eu NAO AGUENTO as dores, tenho vontade de quebrar tudo de tanta dor k eu sinto, estou passando a pomada millar a 1semana,e comecei hoje a usar o mamão mas NAO e o papaia, queria saber
quanto tempo demora pra cicatrizar, pois já NAO AGUENTO mais, quando e a hora dela mamar eu choro, por favor ME ajudem eu NAO quero parar de amamenta-lá.

Anônimo disse...

Além do mamão, da millar, do bepantol, ....enqto estiver machucado, eu sugiro o uso do bico de silicone. No meu caso evitava a dor e dava tempo de cicatrizar. Espero que ajude!!

Anônimo disse...

Coloquei mamão nos seios lavei bem e amamentei e meu filho vomitou muito fiquei muito apavorada.

Unknown disse...

Anônima,

O mamão foi uma recomendação do meu obstetra, aprovada pela pediatra.
Em caso de dúvida, você deve consultar a pediatra do seu bebê.

Abraços,
Aline